História

História do Fast Food


Onde, Quando e Quem?

A fast food surgiu em 1916, em Wichita, no Kansas, nos Estados Unidos da América, por iniciativa da empresa White Castle. J. Walter Anderson, cozinheiro, dono e fundador da empresa, vendia a preço reduzido hambúrguers com batatas fritas e cola. Em 1921 o cozinheiro associou-se a um agente de seguros chamado Billy Ingram para lançar mais um restaurante. Até finais dos anos 20, a White Castle instalou-se em doze grandes cidades norte-americanas, depois de ter sido a primeira empresa a fazer uma campanha publicitária comum para todos os restaurantes.

Para que?



A ideia de aperfeiçoar o atendimento, agilizando o serviço foi de Maurice e Richard McDonald, que foram donos de um drive-in por mais de 10 anos. Idealizaram uma cozinha que comportasse os equipamentos para o preparo de pouca variedade de alimentos, em grandes quantidades. Contratavam funcionários por um preço mais baixo para que pudesse ser contratados mais funcionários, agilizando a velocidade de atendimento e produção.

Resultado


Na década de 70 assistiu-se à internacionalização do fenômeno fast food, com estas cadeias norte-americanas a começarem a invadir mercados de todo o mundo.  Em Portugal foi na década de 90 que se deu a proliferação das cadeias de fast food, um fenômeno associado à construção de inúmeros centros comerciais dotados de praças de alimentação.